Túnis, Tunísia (PANA) - Foram frustradas cerca de 60 tentativas de migração ilegal e detidas 2.077 pessoas entre 1 e 4 de agosto, das quais 1.686 de países subsaarianos e 365 tunisinos, anunciou segunda-feira o porta-voz da gendarmeria nacional tunisiana, Houssem Eddine Jebabli.
Unidades da Gendarmaria também recuperaram 10 corpos de migrantes na costa da cidade de Sfax e prenderam um bando de 16 contrabandistas, incluindo um homem e sua filha, bem como um recrutador tunisiano estabelecido em um país europeu, acrescentou Jebabli, indicando que somas de dinheiro foi apreendido.
O ministro do Interior italiano, Matteo Piantedosi, disse na segunda-feira que a Tunísia é um parceiro central na luta contra a migração ilegal.
Em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera, ele disse que "desde o início do ano, a Tunísia impediu que mais de 30.000 migrantes deixassem o país e está travando uma guerra difícil contra os traficantes. A Tunísia é um parceiro com o qual deve funcionar de uma maneira melhor".
-0- PANA YY/IN/JSG/MAR 07agosto2023