Agência Panafricana de Notícias

Cerca de $ 50 biliões desviados de África anualmente

Túnis, Tunísia (PANA) - Os mecanismos de luta contra a evasão de capitais africanos e os meios mais indicados de redução deste fenómeno no continente, que regista anualmente fugas de capitais estimadas em 50 biliões de dólares americanos, estiveram no centro duma reunião em Túnis entre o Presidente tunisino, Moncef Marzouki, e o ex-chefe de Estado sul-africano, Thabo Mbeki, que preside ao grupo de alto nível das Nações Unidas.

Segundo um comunicado da Presidência tunisina, Thabo Mbeki salientou a "gravidade" do fenómeno que "mina a economia africana e entrava o seu desenvolvimento".

O antigo chefe de Estado sul-africano considerou imperativo para todos os países africanos atuar juntos para fazer face ao fenómeno, "sabendo que o volume dos capitais desviados anualmente do continente atinge anualmente a soma astronómica de 50 biliões de dólares amerianos que podem ser aproveitados a favor da criação de empregos e do desenvolvimento de África".

Ele preconizou uma parceria entre a Comissão Económica das Nações Unidas para África (UN-CEA) para combater este fenómeno nociso ao desenvolvimento económico do continente.

-0- PANA BB/TBM/SOC/MAR/TON 17out2012