Agência Panafricana de Notícias

Cerca de 300 mil minas anti-pessoal destruídas em Angola

Luanda- Angola (PANA) -- Pelo menos 298 mil e 242 minas anti- pessoal e oito mil e 535 minas anti-tanque foram desativadas e destruídas entre 2006 e o primeiro trimestre deste ano em Angola, segundo a Comissão Nacional Intersetorial de Desminagem e Assistência Humanitária (CNIDAH).
Segundo o boletim de informação da CNIDAH, cerca de 40 empresas de desminagem, Organizações não Governamentais nacionais e internacionais e empresas comerciais angolanas participaram nestas ações e desativaram e destruíram 45 mil e 370 engenhos explosivos não detonados.
Durante o mesmo período, 14 mil e 43 quilómetros de estradas foram vistoriados e 53 milhões 879 mil e 578 quilómetros quadrados desminados.
Além do Governo angolano, a União Europeia (UE), os Estados Unidos, o Japão, a Alemanha, o Canadá, o Reino Unido, a Noruega, a Itália e as Nações Unidas, através das suas agências, estão envolvidos no trabalho de desminagem do país.
Nos últimos cinco anos, o Governo angolano desbloqueou mais de 500 milhões de dólares americanos para a luta contra as minas.
No Orçamento Geral do Estado revisto para 2010, 140 milhões de dólares americanos estão previstos para a desminagem.