Cerca de 20 malianos morrem em naufrágio rumo à Espanha
Bamako, Mali (PANA) - Cerca de 20 migrantes malianos que tentavam chegar à Espanha pela costa da Mauritânia morreram no naufrágio do seu barco improvisado, revelou segunda-feira a imprensa na capital maliana, Bamako.
Segundo o jornal Challenger, três passageiros sobreviveram ao acidente, sendo dois malinanos e um ivoiriense.
O jornal identificou um dos três sobreviventes como Moussa Sacko, indicando que a sua embarcação teria partido da Mauritânia, a 04 de abril de 2021, com 59 pessoas de diferentes nacionalidades a bordo.
Os passageiros eram provenientes do Mali, da Mauritânia, do Senegal e da Côte d’Ivoire, que se dirigiam para Hierro, uma pequena ilha das Canárias, na Espanha.
No domingo, 20 de junho, a Associação dos Malianos em Tenerife, na Espanha, através do seu presidente, Aboubacar Konaté “Bouba”, foi aos cemitérios de Santa Laste prestar homenagem aos migrantes que desapareceram nesta nova tragédia migratória, diz o Challenger.
O jornal acrescenta que os três sobreviventes também foram acolhidos pelo presidente da Associação dos Malianos de Tenerife.
"Os acidentes de barco são comuns aqui. Mas o que aconteceu recentemente é um dos mais graves", disse Aboubacar Konaté ao jornal que o contactou através da rede social WhastApp.
A embarcação, que nunca chegou ao seu destino, foi descoberta a 24 de abril no mar, 20 dias depois da sua partida, por socorristas.
Os 24 corpos encontrados no barco foram enterrados em dois cemitérios diferentes em Santa Laste (Espanha), sem qualquer identificação, relata o jornal maliano.
-0- PANA GT/IS/SOC/MAR/IZ 21junho2021