Cerca de 20 capacetes azuis da MINUSMA feridos em ataque no centro do Mali
Bamako, Mali (PANA) - Cerca de 20 "capacetes azuis" ficaram feridos, quarta-feira, num ataque contra uma base temporária da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA) em Kerena, no círculo de Douentza, na província de Mopti, no centro do Mali, anuncia um comunicado da missão onusina.
Quarta-feira, por volta das sete horas locais, a base temporária em Kerena, situada nos arredores de Douentza, foi alvo dum ataque complexo, indica a MINUSMA, no seu comunicado, sem precisar a nacional,idades das vítimas.
Porém, a resposta robusta dos "capacetes azuis" restantes afugentou os assaltantes, para parte incerta-
De acordo com um balanço provisório, cerca de 20 "capacetes azuis" ficaram feridos na sequência do sucedido, çê-se na nota.
O representante do Secretário-Geral da ONU no Mali e chefe da MINUSMA, Mahamat Saleh Annadif, condenou com firmeza este "ataque cobarde" perpetrado contra soldados da paz.
"Levamos a cabo, há vários meses, numerosas operações de segurança nesta parte do Mali com o objetivo principal de contribuir para reduzir a violência no seio das populações, restabelecer a calma nas zonas onde tensões comunitárias tenham sido assinaladas, reduzir a ameaça de engenhos explosivos improvisados, como é o caso na província de Douentza”, indicou Annadif.
Acrescentou que estas operações incomodam os inimigos da paz.
Porém, prosseguiu, "permanecemos comprometidos com os Malianos e para os Malianos.”
Mahamat Saleh Annadi indicou que todas as medidas foram tomadas para os feridos receberem rapidamente os tratamentos apropriados, desejando-lhes rápidas melhoras.
A zona de Douentza é frequentemente alvo de ataques terroristas que visam soldados malianos e os da MINUSMA bem como populações civis.
Estes ataques fizeram várias dezenas de mortos, concluiu o chefe da MINUSMA.
-0- PANA GT/JSG/FK/DD 11fev2021