Agência Panafricana de Notícias

Cerca de 100 observadores da UA nas presidenciais da Argélia

Argel- Argélia (PANA) -- Cerca de 100 observadores da União Africana (UA), 80 outros da Liga Árabe e uma delegação da Organização da Conferência Islâmica (OCI) e das Nações Unidas estarão presentes nas eleições presidenciais de 9 de Abril próximo na Argélia, declarou quarta-feira o primeiro-ministro argelino, Ahmed Ouyahia.
Ouyahia, que falava à Rádio Nacional, disse que cerca de 20 milhões de eleitores vão participar neste escrutínio, precisando que a revisão das listas eleitorais está concluída e que apenas faltava examinar os recursos introduzidos pelos cidadãos para que o Ministério do Interior anuncie o número exacto de eleitores.
Acrescentou que o Governo tomou medidas de segurança para garantir o êxito destas eleições nas quais vão participar seis candidatos, entre os quais o Presidente em exercício, Abdelaziz Bouteflika.
O primeiro-ministro argelino lembrou que a lei permite aos representantes de todos candidatos estar presentes nas assembleias de voto e durante a operação de apuramento dos boletins.
Nas eleições presidenciais de 1999 e de 2004, ganhas por Bouteflika, os outros candidatos alegaram a existência de fraudes.