Cerca de 100 em escolas fechadas no oeste do Níger devido à insegurança
Niamey, Níger (PANA) - Cerca de 100 escolas para um efetivo de cinco mil e 892 alunos continuam encerradas apesar do início do ano letivo de outubro devido à insegurança na região de Tillabery, na fronteira com o Mali e Burkina Faso, informou sexta-feira a Agência de Notícias do Níger (ANP).
Citado pela ANP, o chefe de gabinete do ministro da Educação Primária, Ismaël Mouddour, disse que estas escolas estão localizadas em regiões limítrofes do Mali e do Burkina Faso, onde são ativos movimentos de indivíduos que se assume como jihadistas.
São regioões de Abala, Ayorou, Bankilaré, Dargol, Gotheye, Djagourou, Makalondi, Tondi kiwindi e Torodi, onde ainsegurança é a principal razão do fecho destas escolas.
Para evitar expor a vida dos alunos, dos professores e dos pais, o Estado decidiu transferir estas escolas para lugares mais seguros", disse Ismail Mouddour.
A escolha dos novos locais foi feita em colaboração com autoridades administrativas de várias localidades ameaçadas por terroristas que vasculham a região, disse.
O Estado tomou as medidas de segurança necessárias para que todas estas crianças recebam uma escolaridade normal, como aconteceu com as crianças da região de Diffa (centro do Níger), no auge do terrorismo protagonizado pela seita nigeriana de Boko Haram", acrescentou.
As crianças cujas escolas são transferidas para novos locais estão bem seguras e as forças de defesa e segurança estão constantemente a patrulhar, garantiu.
A região de Tillabery, visada desde 2017 por terroristas jiihadistas, no norte do Mali, encontra-se em estado de emergência.
-0- PANA SA/TBM/CJB/DD 11out2019