Agência Panafricana de Notícias

Centro comunitário de investigação africana abre portas em São Tomé e Príncipe

São Tomé, São Tome e Príncipe (PANA) - O Centro de Investigação Estratégica de Estudos Africanos (CEEA) acaba de inaugurar o seu trigésimo polo comunitário em São Tomé e Príncipe, soube a PANA terça-feira de fonte oficial em São Tomé.

Chefiado provisoriamente pelo tenente-coronel na reserva Luís Maria de Ceita Tavares, o polo comunitário do CEEA em São Tomé e Príncipe foi inaugurado segunda-feira, durante um seminário sobre segurança marítima, promovido por esta organização pan-africana.

É a trigésima célula comunitária desta organização de investigação continental, vocacionada para desenvolver estratégias de segurança em prol da democracia.

O Angolano Assis Malaquias, um dos participantes no seminário e professor de economia de defesa nos Estados Unidos, disse em entrevista à PANA “que é preciso que o país tenha um plano para assegurar o seu domínio marítimo para contribuir para o desenvolvimento económico.”

Por seu turno, Carlos Stock, ministro da defesa que presidiu à cerimónia, congratulou-se com a instalação do polo comunitário CEEA, tendo reconhecido o papel desta organização na resolução de conflitos.

-0- PANA RMG/IZ 23maio2012