Agência Panafricana de Notícias

Centro Jimmy Carter saúda eleições presidenciais na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) - A presidente da missão de observação do Centro Jimmy Carter, Mary Anne Peter, afirmou que as operações das eleições presidenciais de domingo último na Tunísia foram realizadas "em boas condições".

"Os primeiros relatórios da missão mostram que o escrutínio se realizou de forma perfeita, pacífica e profissional", disse Mary Peter, sublinhando que a Instância Superior Independente das Eleições (ISIE) na Tunísia conseguiu evitar os erros precedentes, nomeadamente no plano técnico.

Por seu lado, a diretora adjunta do programa de democracia do Centro Carter, Sarah Johnson, afirmou que "é pela primeira vez que os tunisinos elegem o seu Presidente em sufrágio universal direto sem medo ou aterrorizados".

O presidente da ISIE, Chafik Sarsar, afirmou, numa declaração terça-feira, que "os primeiros relatórios dos observadores internacionais e nacionais mostram que a organização das eleições presidenciais era melhor do que as eleições legislativas, respeitando os critérios de transparência e neutralidade".

-0- PANA AD/IN/IS/IBA/FK/TON 26nov2014