Agência Panafricana de Notícias

Centro Carter envia observadores eleitorais para Côte d'Ivoire

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- O Centro Carter desdobrou esta semana 10 obsevadores de longo prazo em diferentes províncias da Côte d'Ivoire para acompanhar os preparativos das eleições presidenciais previstas para 31 de Outubro próximo neste país, indica um comunicado desta organização.
Neste documento, o diretor adjunto do Programa Democracia do Centro Carter, David Pottie, lembra nomeadamente que "o Centro Carter apoia, desde há muito tempo, a organização das eleições pacíficas, transparentes e credíveis na Côte d'Ivoire".
"Esperamos que a finalização da lista eleitoral definitiva e a fixação da data do escrutínio reflitem uma vontade política partilhada entre todas as partes de organizar as eleições.
No entanto, várias tarefas estão por fazer para que estas eleições possam realizar-se em melhores condições na data prevista", sublinha.
Os observadores do Centro Carter vão encontrar-se com as autoridades administrativas e eleitorais, os partidos políticos, as organizações da sociedade civil, os observadores nacionais, bem como os representantes das Nações Unidas e da comunidade internacional.
Na véspera do escrutínio, o Centro Carter anuncia desdobrar um grupo mais numeroso de observadores de curto prazo liderado por uma personalidade de alto nível.
Nestes últimos dois anos, o Centro enviou observadores para avaliar o processo de identificação e de recenseamento eleitoral, bem como a afixação e o contencioso sobre a lista provisória no mesmo país.
Os observadores do Centro Carter presentes na Côte d'Ivoire provêm de África, da Europa e da América Latina e as suas atividades estão a ser coordenadas por uma representação sediada em Abidjan e dirigida, desde Dezembro de 2007, pela diretora local, Sabina Vigani.