Túnis, Tunísia (PANA) – O secretário-geral da União Geral Tunisina do Trabalho (UGTT), Noureddine Taboubi, pediu terça-feira a "revisão total" da constituição tunisina que “agravou a fome e a pobreza” no país.
"Uma das causas da crise é que não sabemos quem governa o país hoje”, afirmou o líder da principal central sindical tunisina, apelando ao partido vencedor das últimas legislativas “para assumir as suas responsabilidades e formar o Governo”.
A equipa governamental deve compreender pessoas competentes, para restabelecer a confiança do povo nos partidos políticos, disse, defendendo um Governo consciente da força do país.
Sobre a eventualidade de integrar membros da central sindical no Gverno, afirmou que a UGTT não está interessada por uma participação na equipa governamental mas que é e continuará a ser uma força de proposta e de mudança.
Há atualmente alguns sinais de progressos na formação do Governo que deverá compreender quatro blocos políticos, designadamente o movimento islâmico-conservador "Ennahda", a Corrente Democrática, a Coligação Karama e a Tehaya Tounés, notam os observadores.
A composição do Governo deverá ser anunciada no final desta semana ou, o mais tardar, no início da semana próxima.
-0- PANA YY/IN/BEH/MAR/IZ 17dez2019