Agência Panafricana de Notícias

Centenas de polícias desdobrados na Nigéria para proteger oleodutos

Lagos- Nigéria (PANA) -- Um dispositivo policial, bem armado, foi desdobrado ao longo dos cinco mil quilómetros de oleodutos do país para impedir os vândalos de os atacarem, noticiou segunda-feira a imprensa local.
Esta medida foi tomada pelo inspector-geral da Polícia, Ogbonna Onovo, na sequência da assinatura de vários acordos com a Empresa Nacional de Petróleos (NNPC), proprietária dos oleodutos, de acordo com a fonte.
Com base nestes acordos, 100 forças da ordem foram postados em Atlas Cove, um enorme depósito petroleiro de Lagos, atacado no ano transacto por presumíveis rebeldes, 50 foram posicionados ao longo dos oleodutos de Kaduna e Kano, no norte, 10 em torno do terminal de Calabar e Deport, no sudeste, e 100 foram colocados em Mosimi e Ore, no sudoeste.
A Nigéria perde anualmente vários milhões de nairas devido a ataques contínuos contra os oleodutos que transportam o petróleo bruto e produtos refinados no país, indica-se.
A maioria dos vândalos fazem-no a fim de extrair o petróleo para o vender mas centenas de pessoas morrem durante estas operações, nomeadamente quando o oleoduto destruído explode, enquanto outras pessoas recolhem o petróleo derramado.