Porto Sudão, Sudão (PANA) - Centenas de pessoas morreram em Jebal Marra, região montanhosa do Sudão, na sequência de deslizes de terra resultantes de fortes chuvas e inundações, soube a PANA de fonte oficial.
Segundo declarou segunda-feira última a autoridade civil filiada no Movimento de Libertação do Sudão, o desastre deixou só um sobrevivente.
Todos os habitantes da aldeia de Tarsain em Jebel Marra, no Estado de Darfur central (oeste do país), pereceram, exceto esta pessoa, cuja idade e sexo não foram especificados.
A zona de Tarsain, devastada por esta catástrofe natural, é uma das regiões produtora de citrinos mais famosos de de Jebel Marra.
O comunicado apela às Nações Unidas, assim como a organizações regionais e internacionais, para ajudarem as autoridades civis locais a reencontrarem os corpos sem vida das vítimas.
O Governo sudanês no Porto Sudão publicou uma declaração de condolências e disse estar pronto para fornecer qualquer assistência.
Porém, se trata-se de uma das zonas sob o controlo de um grupo de oposição armada, designado o Exército de Libertação do Sudão, comandado por Mohamed Nour.
-0- PANA MO/MA/MTA/IS/DD 02set2025