Túnis, Tunísia (PANA) - Centenas de estudantes argelinos protestaram organizara terça-feira em diferentes universidades e nas regiões contra a candidatura do Presidente cessante, Abdelaziz Bouteflika, a um quinto mandato.
Durante manifestações, os estudantes ostentaram slogans, apelando à mudança e à reforma, mas num clima pacífico e com uma forte presença policial para evitar qualquer desordem pública.
Inteletuais e professores universitários anunciaram também "o seu apoio ao povo e à sua participação em qualquer forma de resistência pacífica".
Apelaram a "manifestações pacíficas e civis contínuas".
Um comunicado assinado por várias celebridades afirmou "o engajamento dos inteletuais na marcha da sociedade para dar aos seus membros meios políticos para evitar um vazio e evitar um Estado liderado por um regime no poder em fim de mandato."
O primeiro-ministro argelino, Ahmed Ouyahia, afirmou segunda-feira, durante uma declaração de política geral, que a Constituição dá o direito a cada cidadão de organizar manifestações pacíficas no quadro da lei.
Saudou o caráter pacífico das manifestações registadas até ao momento.
-0- PANA YY/IN/TBM/SOC/MAR/DD 27fev2019