Agência Panafricana de Notícias

Centenas de cidadãos mauritanos bloqueados na República Centroafricana

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – Entre 350 a 400 comerciantes mauritanos estão bloqueados na República Centroafricana (RCA), exposta a atos violência que já fizeram milhares de vítimas, segundo testemunhos telefónicos recolhidos terça-feira à noite pela Rádio Nouakchott.

Um homem identificado como Mohamed Mahmoud Ould Nani afirmou estar presentemente refugiado numa igreja com alguns compatriotas seus perto da fronteira camaronesa para fugir a violência.

Em nome dos refugiados, ele lançou um alerta às autoridades mauritanas para um repatriamento rápido.

Explicou que os cidadãos mauritanos estão presentes em todo o território centroafricano, às vezes em zonas não cobertas pelas redes de telefonia móvel.

« Estes indivíduos estão em perigo e as autoridades governamentais devem reagir para os livrar desta situação », indicou.

Durante os últimos meses, a violência na República Centroafricana tomou um caráter confessional.

Vários países vizinhos da Mauritânia, nomeadamente o Senegal e o Mali, repatriaram os seus cidadãos residentes na República Centroafricana nas últimas semanas.

Um coletivo da oposição mauritana, que estima o número de Mauritanos residentes na RCA em dois mil 500 indivíduos, condenou «a inação » das autoridades de Nouakchott e exigiu medidas imediatas para o regresso destes compatriotas ao país.

-0- PANA SAS/JSG/FK/IZ 22jan2014