Centena de supostos terroristas neutralizados em uma semana no Sahel do Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Exército burkinabe anunciou segunda-feira à noite, num comunicado, ter neutralizado uma centena de supostos terroristas, entre 27 de dezembro de 2021 e 02 de janeiro de 2022.
De acordo com o comunicado, diferentes operações de segurança levadas a cabo, nomeadamente as feitas pelas forças aéreas de Barkhane (França), permitiram neutralizar, a 28 de dezembro de 2021, cerca de 20 terroristas e destruir o armamento na zona de Diguel, no Sahel burkinabe.
A 30 de dezembro último, uma ação ofensiva liderada por unidades militares do agrupamento das forças do setor norte permitiu neutralizar cerca de 20 terroristas na localidade de Yatakou, na mesma província.
Apoiadas pela força aérea, as unidades do Exército Terrestre e da Gendarmaria Nacional de Gomboro (noroeste) frustraram, a 1 de janeiro de 2022, um ataque contra a sua base por indivíduos armados.
"O balanço atualizado dá conta de 30 terroristas abatidos e de um importante lote de armamentos, munições, meios rolantes e de comunicação recuperados”, indica o Exército.
Nesta ofensiva, 13 militares burkinabes ficaram feridos e foram tratados.
A 2 de janeiro corrente, o destacamento militar de Mangodara e os Voluntários para a Defesa da Pátria (VDP) lançaram uma ofensiva contra terrroristas na localidade de Tiebata, na província de Cascades.
O balanço a este nível é de cerca de 10 terroristas neutralizados, ao passo que armamento, produtos proibidos e diversos outros materiais foram confiscados e destruídos.
O Exército burkinabe não registou nenhuma perda durante estas operações, de acordo com o comunicado.
-0- PANA TNDD/JSG/SOC/FK/DD 04jan2022