Agência Panafricana de Notícias

Centena de jovens tentam saquear residência de Jean Ping no Gabão

Libreville, Gabão (PANA) - Uma centena de jovens tentaram saquear a residência do ex-presidente da Comissão da União Africana (CUA), o diplomata gabonês Jean Ping, atualmente membro da Frente Unida da Oposição (FUO), indica um comunicado publicado esta terça-feira pela oposição gabonesa.

Ping, que estava em sua casa de Libreville, declarou à imprensa que "os agressores armados de mocas, pedras, garrafas e outros objetos gritavam injúrias contra a sua pessoa diante do portão principal fechado e não conseguiram aceder ao interior da casa".

"A questão não era de brutalizar estes jovens mas deixar a Polícia Judiciária fazer o seu trabalho para chegar aos mandantes desta operação", acrescentou.

Por sua vez, "os soberanistas", um agrupamento da oposição gabonesa, deploraram imediatamente e condenaram este ato que "instala uma espiral de violência face às reivindicações legítimas e democráticas do povo gabonês".

Eles interpelaram a comunidade nacional e internacional sobre "a duplicidade dum poder que parece apelar para um diálogo que na realidade não deseja".

O domicílio dum outro líder da oposição gabonesa, Pierre Amoughe Mba, foi igualmente visitado no mesmo dia pelos manifestantes.

-0- PANA LAW/JSG/FK/IZ 13jan2015