Agência Panafricana de Notícias

Centena de investidores turcos esperados no Senegal

Dakar- Senegal (PANA) -- Uma missão económica turca integrada por 100 investidores é aguardada nos dias 20 e 21 de Abril próximo no Senegal, soube a PANA quinta-feira de fontes diplomáticas em Dakar.
A missão económica turca é composta por 100 homens de negócios ligados aos sectores agro-alimentar, energético, têxtil mas igualmente à engenheria civil, precisou o embaixador da Turquia no Senegal, Ali Kaya Savut, durante uma conferência de imprensa.
O diplomata turco indicou nessa ocasião que os investidores do seu país estão particularmente interessados pelas numerosas potencialidades do Senegal.
"Os intercâmbios económicos entre os dois países continuam a desenvolver-se", explicou Savut, acrescentando que, em 2008, o volume de transacções económicas entre a Turquia e o Senegal atingiu 92 milhões de dólares americanos, ou seja mais de 40 por cento do que em 2007.
A balança dos intercâmbios é favorável à Turquia, afirmou o embaixador sem dar mais detalhes, sublinhando no entanto que o Senegal exporta para o seu país produtos alimentares, minérios, mas igualmente produtos industriais.
Por sua vez, o presidente da Associação dos Homens de Negócios Turcos e Senegaleses, Makhary Diakhité, disse que vários investidores turcos que operam no sector têxtil desejam explorar o Senegal com o objectivo de transferir as suas unidades fabrís.
Durante a sua estada no Senegal, os investidores turcos vão encontrar-se com empresários senegaleses e da sub-região oeste- africana, revelou Savut.