Brazzaville, Congo (PANA) - Cem milhões de Armas Ligeiras e de Pequeno Calibre (ALPC) circulam em África, alerta o ministro congolês da Defesa Nacional, Charles Richard Mondjo.
Mondjo deu este alerta quando falava, na abertura de um seminário, terça-feira última, em Brazzaville, sobre o reforço da capacidade dos atores do combate à proliferação destas armas.
"As ALPC são uma categoria de armas relativamente fácil de obter. Há cerca de 100 milhões delas em circulação em África, alimentando a violência, o tráfico ilegal, a caça furtiva, a pirataria marítima e fluvial e afetando a segurança de pessoas e bens", disse o governante.
"A natureza transnacional do tráfico das ALPC e o uso que delas fazem grupos criminosos organizados fazem da luta contra este flagelo um grande desafio para o continente e, portanto, impõem, para a resolução deste, uma abordagem regional", afirmou.
A proliferação de armas, não só dentro dos países africanos, mas também através das fronteiras, constitui um desafio no caminho da paz, da estabilidade e da segurança sustentável no continente.
O seminário sobre o reforço das capacidades dos intervenientes estatais e da sociedade civil, que trabalham na aplicação da Convenção da África Central para o Controlo das ALPC, decorre sob a égide das Nações Unidas, em parceria com a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).
-0- PANA MB/JSG/SOC/CJB/DD 6nov2019