Agência Panafricana de Notícias

Célebre mulher jurista nomeada presidente do Tribunal Supremo na Etiópia

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - O Parlamento etíope confirmou a célebre militante dos direitos humanos, advogada e bancária Meaza Ashenafi como nova presidente do Tribunal Supremo federal.

Solomon Arede, advogado e juiz formado pela Universidade de Harvard, será o vice-presidente do Tribunal Supremo Federal da Etiópia, depois da aprovação, quinta-feira, por unanimidade, da sua nomeação pelos parlamentares.

O primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, que está atualmente em visita à Europa, submeteu a nomeação destes dois altos responsáveis ao Parlamento para aprovação.

Meaza é fundadora e presidente do Conselho de Administração do banco Enat Bank, que concede empréstimos às empresas criadas por mulheres.

Antes da sua nomeação, esta militante dos direitos das mulheres trabalhou para a Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA) como conselheira da Divisão de Desenvolvimento das Capacidades e Direitos do Género, em Addis Abeba.

Meaza é igualmente fundadora e diretora executiva da Associação das Mulheres Juristas da Etiópia, que ajuda gratuitamente as mulheres no plano jurídico, e trabalhou na Comissão encarregada de redigir a Constituição etíope.

Por seu turno, o vice-presidente do Tribunal Supremo é um jurista internacional muito talentoso. Trabalha atualmente no Tribunal Internacional de Arbitragem de Haia, nos Países Baixos.

-0- PANA AO/NFB/JSG/MAR/IZ 1nov2018