Agência Panafricana de Notícias

Celebração da vitória da oposição faz vários mortos na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) - Várias pessoas morreram quando celebravam a vitória do candidato da oposição, Muhammadu Buhari, nas eleições presidenciais de sábado passado na Nigéria, noticiou segunda-feira a imprensa local.

Os jornais locais apontam para um balanço de 23 mortos, que não foi entretanto confirmado por fontes independentes.

Estes falecimentos foram registados em várias cidades, nomeadamente nos Estados de Kano, Gombe e Níger, todos no norte, onde as pessoas festejavam com muita alegria logo após a confirmação da vitória terça-feira à noite.

O próprio Presidente eleito, Muhammadu Buhari, fez referência a estes mortos no seu discurso de aceitação quarta-feira.

"É com um coração muito pesado que falo destes mortos e feridos nas celebrações de ontem (terça-feira). Apresentamos as nossas sinceras condolências às famílias e aos amigos dos que perderam a vida e desejamos rápidas melhoras aos que ficaram feridos.

"Apelo a todos os nossos apoiantes para celebrar esta vitória com orações e reflexão em vez de jubilação selvagem", declarou Buhari.

O chefe de Estado eleito, um general reformado, bateu o Presidente cessante, Goodluck Jonathan, nas eleições de sábado, tornando-se assim no primeiro opositor a derrotar um Presidente em exercício na história deste país mais povoado de África.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/MAR/IZ 02abril2015