Catorze mortos em ataque no centro-norte do Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Pelo menos catorze pessoas das quais dez combatentes voluntários para a defesa da pátria (VDP) e quatro soldados foram mortos na quarta-feira num ataque contra uma unidade militar não muito longe da cidade de Kaya (centro-norte) no momento em que o presidente da Transição, o capitão Ibrahim Traoré, efetuava uma visita de 48 horas a esta localidade do Burkina Faso, soube a PANA de fontes concordantes.
O ataque foi perpetrado na quarta-feira por volta das 5 horas da manhã por um grupo armado terrorista contra uma unidade mista de militares e voluntários para a defesa da pátria em Zorkoum, aldeia situada a uma dezena de quilómetros de Kaya onde se encontra o lago Dem, declarou um polícia à PANA sob anonimato.
A Unidade mista garantiu a segurança do ponto de água, de acordo com a mesma fonte, que apontou que dez combatentes voluntários e quatro soldados foram mortos, enquanto várias dezenas de terroristas foram abatidos na resposta.
Ontem (quarta-feira) de manhã, quando viemos aqui, o inimigo decidiu receber-nos de uma forma bastante espetacular. Talvez pensasse que isso afetaria nossa moral ou nos desanimaria. Mas não. Ele apenas nos encoraja a ir ao encontro dele, a ir ao combate», declarou na quinta-feira o Presidente da Transição num encontro com a sociedade civil da cidade de Kaya.
Ele ressaltou que "através deste ataque bárbaro, as respostas ainda estão em curso", sublinhando que vários terroristas foram neutralizados.
Segundo ele, trata-se de um habitante da cidade de Kaya, que postou uma mensagem nas redes sociais fazendo com que os membros dos grupos armados terroristas acreditem que o lago Dem era o principal ponto de abastecimento de água da cidade de Kaya.
"Então o inimigo entendeu isso, é por isso que ele decidiu atacar as unidades que estão lá há meses. Nós enviamos uma mensagem ao inimigo dizendo onde ele deve atacar para fazer mal a Kaya. Com esta ação, homens morreram. Voluntários caíram", disse-se.
"Eu gostaria de chamar a atenção dos jovens para prestar atenção às nossas palavras, prestar atenção às redes sociais. Quando uma pessoa passa uma informação através das redes sociais, esta pessoa deve se perguntar a quem está aproveitando esta informação", acrescentou-se.
-0- PANA TNDD/JSG/DIM/MAR 24março 2023