Conakry, Guiné (PANA) - Casos suspeitos do vírus de Ébola foram diagnosticados, sábado, na localidade de Nzerekoré (sul), a cerca de mil quilómetros de Conakry, anunciou uma fonte oficial.
A Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS) confirmou, num comunicado, a existência de casos suspeitos da doença e garantiu que medidas foram tomadas para evitar qualquer transbordamento.
Entre as medidas figura a aquisição das vacinas contra o vírus de Ébola junto da Organização Mundial da Saúde (OMS), com vista a uma eventual vacinação nas zonas afetadas.
Na sequência de um recente enterro, explica a mesma fonte, oito casos de diarreia, vómitos e hemorragia foram assinalados. Disto resultou a morte de três pessoas na subprefeitura de Goueké, a 45 quilómetros de N’Zerekoré, na Guiné Florestal.
Amostras foram recolhidas e enviadas a laboratórios, nomeadamente ao de Gueckedou (sudeste) que, diz-se, confirmou a presença do vírus de Ébola.
Uma segunda confirmação espera-se no laboratório de febre hemorrágica em Conakrym segundo a mesma fonte.
Quatro suspeitos estão em isolamento em Nzerekoré, desde quarta-feira última, enquanto um foi colocado, quinta-feira, sob controlo médico em Conakry.
A epidemia da doença do vírus de Ébola, declarada em 2013 na África Ocidental, começou no sudeste da Guiné Conakry antes de se alargar à Libéria e à Serra Leoa onde fez mais de 30 mil mortos para os três países.
-0- PANA AC/IS/FK/DD 14fev2021