Casos positivos ultrapassam 20.000 na África do Sul
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O Ministério sul-africano da Saúde confirmou domingo que 53 trabalhadores da mina Mponeng de AngloGold Ahsanti, no distrito de Merafong, foram testados positivos à covid-19, o que eleva o número de casos neste país para 21.343.
Todos os trabalhadores foram internados no hospital e uma equipa foi enviada para localizar todos os contatos conhecidos dos pacientes.
A direção da mina declarou que 378 mineiros subterreranos foram todos testados.
Até agora, 150 trabalhadores da saúde foram testados positivos ao coronavírus, no hospital Tygerberg da Cidade do Cabo.
"Dispomos do pessoal e especialistas necessários para oferecer um serviço ininterrupto e de qualidade aos pacientes do hospital”, declarou a porta-voz do hospital, Laticia Pienaar.
Cerca de 60 por cento dos 21.343 casos positivos estão, na província do Cabo Ocidental.
A Cidade do Cabo espera atingir o seu pico, em finais do mês de junho, enquanto no resto da África do Sul deverá ocorrer em agosto ou setembro.
Os peritos de saúde consideram que a cidade tem entre seis e oito semanas de avanço sobre o resto da África do Sul e relativamente à pandemia. Não se sabe se isto se deve ao número de visitantes estrangeiros que entraram pelo aeroporto internacional da cidade antes do encerramento de todo o país, em abril.
O Presidente Cyril Ramaphosa prometeu dirigir-se à nação, para anunciar que a interdição da venda de alcóol será levantada em condições estritas, enquanto a da venda de produtos tabágicos será prolongada.
-0- PANA CU/MA/ASA/BEH/MAR/IZ 25maio2020