Agência Panafricana de Notícias

Casos de covid-19 continuam a diminuir em Cabo Verde, diz Governo

Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde registou domingo último, 28 novos casos de coronavírus (covid-19), ou seja, cifras mais baixas notadas no país, onde também os casos ativos da doença atingiram agora 651, apurou a PANA de fonte oficial.

De acordo com Ministério da Saúde, nas últimas 24 horas e em mais um dia sem registo de óbitos, autoridades cabo-verdianas deram alta a mais 45 pessoas, perfazendo 31.416 casos curados da infeção desde o início da pandemia.

Em comunicado, a fonte avançou que os laboratórios de virologia analisaram 613 amostras desde sábado último, com uma taxa de positividade de 4,6 por çento. 

O boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, referente às amostras processadas, revela que os 28 novos casos foram diagnosticados nos municípios da Praia (cinco), São Vicente (seis), Santa Catarina de Santiago (três), São Filipe do Fogo (sete), Mosteiros (dois) e Brava (um).

Os concelhos do Porto Novo, Tarrafal de Santiago, Maio, Porto Novo e Ribeira Grande de Santo Antão contabilizaram um caso cada.

O país, de acordo com o Ministério da Saúde, continua a contabilizar  286 óbitos, 10 óbitos por outras causas e nove transferidos, perfazendo um  32.372 casos positivos acumulados.

Entretanto, as autoridades de saúde cabo-verdianas começaram, segunda-feira, a aplicar a segunda dose da vacina da AstraZeneca, após reduzir para dois meses o intervalo entre as duas tomas, devido à circulação da variante delta.

"Nós estávamos a recomendar que este intervalo fosse de três meses, mas, considerando a circulação de variantes de preocupação a nível internacional, sobretudo a variante delta, que tem causado a piora da situação epidemiológica em vários países, inclusive em Portugal, na região de Lisboa, onde reside uma importante comunidade cabo-verdiana, nós recebemos a orientação técnica de que devemos reduzir este intervalo da vacina da AstraZeneca, passando de três meses para dois meses", anunciou o diretor nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto.

Há uma semana, Cabo Verde já tinha vacinado 16 por cento da população adulta, ou seja, 60.664 pessoas, com pelo menos uma dose das vacinas contra a covid-19, e a inscrição para a vacinação foi alargada para os maiores dos 40 anos de idade.

O país conta com reservas de cerca de 200.000 doses de vacinas, das quais 150.000 da AstraZeneca.

Esta decisão foi justificada com a necessidade de completar a vacinação (duas doses) e assim reduzir a transmissão do coronavírus, de acordo,com a fonte.

-0– PANA CS/DD 28junho2021