Casos de covid-19 baixam no Benin
Cotonou, Benin (PANA) – O número de casos confirmados de coronavírus, no Benin, passou de 339 para 130, segundo os novos indicadores da Organização Mundial da Saúde (OMS), anunciou o ministro beninense da Saúde, Benjamin Hounkpatin.
Numa declaração, o governante esclareceu que a OMS "apenas reconhece atualmente como casos positivos os saídos dos testes de PCR".
Assim, em aplicação desta diretiva da OMS, o Benin soma até esta terça-feira, 19 de maio, 130 casos confirmados de covid-19 pela PCR, disse, realçando que esta nova dinâmica representa "uma redução sensível dos casos oficiais confirmados de covid-19”.
O Benin totaliza, por isso, 130 casos confirmados em 13 mil e 261 testes PCR realidados, dos quais 71 em tratamento, 57 recuperados e dois óbitos, precisou o ministro.
Todavia, ressalvou, tendo em conta os resultados obtidos nos testes rápidos, o Benin continua a garantir a supervisão serológica da sua população, sobretudo a nível dos grupos visados com estes testes.
As pessoas com testes positivos em diagnóstico rápido são assistidas e observadas segundo protocolos adaptados, disse.
O Governo beninense apelou para o respeito das medidas preventivas, nomeadamente a lavagem sistemática das mãos com água e sabão, o uso obrigatório de máscara em todo os lados e o respeito pelo distanciamento de segurança sanitária de um metro no mínimo, para reduzir a propagação da pandemia do novo coronavírus (covid-19), no país.
O Benin confirmou, a 16 de março último, o seu primeiro caso de covid-19, na pessoa de um cidadão burkinabe de 49 anos de idade com passagens anteriores pela Bélgica e pelo seu país, Burkina Faso.
-0- PANA IT/JSG/MAR/IZ 19maio2020