Casos de coronavírus continuam a diminuir na Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - A taxa das infeções semanais pela epidemia do coronavírus continua a diminuir na Líbia, fixando-se em 58 por cento a nível nacional, anunciou o Centro Nacional de Luta contra Doenças.
Num relatório semanal sobre a situação epidemiológica na Líbia, publicado no fim de semana, o Centro Nacional confirmou também a diminuição do número médio de mortes, com apenas um caso na semana passada, o que representa uma taxa de mortalidade semanal estável de 1,34 por cento.
No seu documento, o Centro Nacional acrescenta que a queda do número de testes para 100 testes por 100 mil cidadãos reduziu a sua capacidade de acompanhar as mudanças futuras na evolução da epidemia.
A percentagem de pessoas vacinadas com a primeira e segunda doses não ultrapassou os 16 por cento, o que é insuficiente para limitar novamente a propagação da doença, refere o documento.
O número total de pessoas vacinadas desde o lançamento, em abril de 2020, da campanha nacional de vacinação contra a pandemia é de 2.210.577 para a primeira dose, 1.138.504 para segunda e 95.565 para terceira dose, perfazendo um total de 3.444.646 vacinas administradas.
O Centro recomendou a elaboração de um plano de redução progressiva das medidas preventivas contra a pandemia, com vista à entrada do país na fase de coexistência permanente com a doença, confirmando que o plano não foi implementado até que a percentagem segura de pessoas vacinadas tivesse sido atingida.
Apelou para a necessidade de se elaborar um plano urgente para intensificar as campanhas de vacinação e ativar as leis de vacinação obrigatória com o objetivo de atingir a percentagem necessária que garanta a limitação da propagação futura da epidemia.
Recomendou ainda a continuação de medidas de precaução nos locais de trabalho, lojas e locais públicos, e a tomada das medidas legais necessárias para assegurar a continuidade do seu trabalho em condições seguras.
-0- PANA BY/JSG/DIM/IZ 11abril2022