Túnis, Tunísia (PANA) - As infeções por coronavírus continuam a disparar, na Tunísia, onde a situação epidemiológica é unanimemente descrita como "crítica" ou mesmo "catastrófica".
O último balanço publicado sexta-feira pelo Ministério da Saúde relata mil 308 novos casos detetados em quatro mil 991 testes efetuados, ou 26,2 por cento de casos positivos.
O total de infeções por coronavírus atingiu mais de 18 mil 400 casos, número considerado como um dos mais elevados no Mundo, proporcionalmente ao número de habitantes.
O número de mortes desde o início da pandemia é de 271 e o de pacientes hospitalizados 1.005, incluindo 99 em unidades de cuidados intensivos e 41 sob respiradores artificiais.
Tendo em conta a gravidade da situação, as autoridades tomaram medidas rigorosas nos últimos dias, exigindo o cumprimento das regulamentações sanitárias nos espaços públicos, sob pena de multa e de encerramento de espaços recalcitrantes.
O Parlamento dedicou uma sessão plenária ao exame do desenvolvimento da pandemia, na presença dos ministros envolvidos, incluindo o da Saúde, tendo em conta que foi declarado um recolher obrigatório desde quinta-feira em duas províncias, Monastir e Sousse, que são as mais afetadas pelo novo vírus.
-0- PANA BB/JSG/SOC /DIM/IZ 02outu2020