Casos de Covid-19 sobem para 82 em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – O Ministério da Saúde e da Segurança Social (MSSS) de Cabo Verde confirmou, na manhã desta quinta-feira, 23, nove novos casos positivos de covid-19, elevando para 82 o número de pessoas infetadas pela pandemia do novo coronavírus no país.
Num comunicado, o MSSS precisa que todos os novos casos foram registados, na cidade da Praia, sendo que sete deles são contactos de casos confirmados e dois foram casos suspeitos que se confirmaram.
Todos os casos até agora confirmados na ilha de Santigo, num total de 29 (28 na Praia e um no município de Tarrafal de Santiago), encontram-se estáveis e em isolamento, explicou.
Acrescentou que dois dos casos na capital cabo-verdiana são pessoas que vieram da ilha Boa Vista.
A mesma fonte adianta que os resultados dos testes realizados à amostras do concelho da Praia, do concelho de Calheta de São Miguel, do Hospital Regional Santiago Norte e da ilha de São Vicente, foram negativos.
Por outro lado, não há registo de casos positivos em nenhum outro concelho no país, nas últimas 72 horas.
Os 82 casos confirmados estão distribuídos pelas ilhas da Boa Vista (52), Santiago (29) e São Vicente (1).
O primeiro caso do país, confirmado em 19 de março, na ilha da Boa Vista, terminou na morte de um turista inglês, de 62 anos.
Além disso, outros dois turistas estrangeiros que estavam naquela ilha, com covid-19 diagnosticado, regressaram ainda em março aos países de origem (Inglaterra e Países Baixos), pelo que permanecem ativos no país 78 casos.
Um dos casos da cidade da Praia, a primeira pessoa que acusou positivo, no regresso de uma viagem à Europa, e contaminou a mulher e um dos filhos, já foi considerado como recuperado da doença.
Desde sábado que está em vigor um segundo período de Estado de Emergência, em Cabo Verde, mantendo-se suspensas as ligações interilhas e a obrigação geral de confinamento.
A declaração do atual Estado de Emergência para as ilhas da Boa Vista, Santiago e São Vicente, todas com casos de covid-19, está em vigor até às 24:00 de 02 de maio.
Nas restantes seis ilhas do arquipélago, sem casos diagnosticados de covid-19, a prorrogação do Estado de Emergência é mais curta e va, até às 24:00 de sábado.
-0- PANA CS/IZ 23abril2020