Agência Panafricana de Notícias

Caso suspeito de varíola de macaco no leste da RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) - Um caso suspeito de varíola do macaco foi registado na cidade de Butembo, no Kivu-Norte, no leste da RD Congo, anunciou à imprensa o médico chefe de distrito, o doutor Mundama Witende.

"O paciente está sob controlo e as amostras foram feitas e enviadasa centros especializados", declarou o doutor Mundama Witende, antes de exprimir receios de epidemia desta doença, visto que a varíola foi erradicada na RD Congo desde os anos 1980.

A varíola do macaco é uma doença viral, identificada nos primatas e roedores e que tinha sido assinalada principalmente nos países africanos do Oeste e nos da Bacia do Congo, como a RDC.

Ela é geralmente transmitida aos humanos por estes animais por contato com sangue do animal ou por mordedura.

A doença, nos homens, pode ser difícil distinguir clinicamente da varíola, visto que tal como os animais eles desenvolvem os mesmos sintomas, incluindo febre, cefalalgia, tosse e erupções dolorosas, precisa o médico.

De 1970 a 1996, casos de varíola do macaco foram registados na RD Congo, na Nigéria, na Côte d'Ivoire, na Libéria, na Serra Leoa, na República Centro Africana e no Gabão.

-0- PANA KHO/SSB/MAR/TON 16setembro2012