Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Um caso positivo da doença do vírus Ébola foi detetado sábado, em Abidjan, na Côte d’Ivoire, anunciou o Ministério da Saúde, Higiene Pública e Cobertura Sanitária Universal.
Segundo a mesma fonte, a doença foi descoberta numa menina de 18 anos de nacionalidade conakry-guineense.
Esta jovem veio a Abidjan por estrada, a partir de Labé, na Guiné-Conakry, e chegou à Côte d’Ivoire a 11 de agosto corrente, tendo sido diagnosticada e assistida pelos serviços de saúde, às 20:00 horas locais e TMG do dia seguinte.
"Este é um caso isolado e importado", diz um comunicado do Ministério, precisando que o paciente está atualmente isolado e a ser assistido no centro de tratamento de Doenças de Alta Epidemia do Hospital Universitário de Treichville.
“A Côte d’Ivoire dispõe de vacinas contra a Ébola. O Governo vai fazer a vacinação dos grupos-alvo (pessoal de saúde da linha da frente, contactos imediatos do paciente, forças de segurança nos pontos de entrada (...)”, garantiu o Governo ivoiriense.
Uma reunião de emergência do comité de vigilância da saúde foi realizada sábado e as autoridades decidiram reativar a vigilância comunitária da resposta à Ébola.
-0- PANA NTDD/IS/MAR/IZ 15ago2021