Agência Panafricana de Notícias

Carlos Gomes Júnior candidato às presidenciais na Guiné-Bissau

Bissau- Guiné-Bissau (PANA) -- O actual primeiro-ministro da Guiné- Bissau, Carlos Gomes Júnior, pretende candidatar-se pelo Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder) às eleições presidenciais no seu país, previstas para dentro de dois meses, soube segunda-feira a PANA de fonte segura em Bissau.
Carlos Gomes Júnior, até agora único candidato do partido no poder às presidenciais, liderou a sua formação política para a vitória nas eleições legislativas de Novembro passado, nas quais o PAIGC obteve maioria absoluta com mais de dois terços dos deputados eleitos (67 em 100).
A única figura que poderá fazer frente ao líder do PAIGC será posssivelmente o ex-Presidente Kumba Yalá, caso este se candidate às eleições presidenciais.
A Guiné-Bissau deverá organizar eleições presidenciais antecipadas dentro de dois meses, como prevê a Constituição, na sequência do assassinato do Presidente João Bernardo "Nino" Vieira na sua residência por militares não identificados a 2 de Março corrente.
O então Presidente da Assembleia Nacional, Raimundo Pereira, igualmente membro do PAIGC, assumiu o cargo de Presidente da República interino até a realização das eleições presidenciais.
O escrutínio deverá colocar um ponto final na crise política desencadeada pelo assassínio de Nino Vieira algumas horas depois da morte do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, o general Batista Tagmé Na Waié, num atentado à bomba no Quartel-General a 1 de Março.