Caravana do Exército francês bloqueada em território burkinabe
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Uma caravana do Exército francês proveniente de Abidjan, na Côte d’Ivoire, para o Níger, está bloqueada por manifestantes à saída leste de Ouagadougou, na capital burkinabe, constatou a PANA no local.
A caravana transportava logística da operação Barkhane e do G5 Sahel em direção ao Níger antes de entrar terça-feira última em território burkinabe.
Ela foi bloqueada uma primeira vez, em Bobo-Dioulasso, por manifestantes que suspeitam os militares franceses de transportar material a favor dos grupos terroristas.
Na quarta-feira última, a caravana chegou a Ouagadougou, mas foi travada à noite pelos manifestantes à entrada oeste da cidade, antes de ser autorizada quinta-feira para prosseguir a sua viagem.
Mas a 100 quilómetros de Ouagadougou, na cidade de Kaya, a caravana voltou a encontrar-se com manifestantes.
Vários milhares de pessoas bloquearam a estrada para impedir a passagem da caravana e acamparam no local durante três dias.
No sábado passado, a tensão subiu e os soldados franceses lançaram disparos de intimidação, ferindo três manifestantes.
Na madrugada de domingo, a caravana foi obrigada a mudar de direção.
Ela decidiu passar pelo leste da capital para continuar para a cidade de Fada N’Gourma. Mas lá também, uma multidão bloqueou segunda-feira a caravana na cidade de Loango.
Os manifestantes acusam o Exército francês de abastecer os grupos terroristas.
França, por intermédio do seu ministro dos Negócios Estrangeiros, pediu às autoridades burkinabes para intervir com vista a facilitar a progressão da caravana.
As autoridades burkinabes ainda não fizeram nenhuma declaração relativa a este bloqueio.
-0- PANA TNDD/IS/SOC/FK/IZ 22nov2021