Agência Panafricana de Notícias

Capitão Sanogo desmente detenção de ex-primeiro-ministro maliano

Bamako, Mali (PANA) - O chefe da ex-junta militar, o capitão Amadou Aya Sanogo, desmentiu terça-feira na televisão maliana as informações sobre a detenção e a prisão domiciliária do ex-primeiro-ministro, Cheickh Modibo Diarra, que apresentou a sua demissão e a do seu Governo segunda-feira.

"Ele não está nem em detenção, nem em residência vigiada, ele está na sua casa. É um dever para nós garantir a sua segurança até a investidura dum novo primeiro-ministro", disse o capitão Sanogo.

O autor do golpe de Estado de 22 de março contra o Presidente Amadou Toumani Touré acusa o antigo primeiro-ministro de ter ambições infinitas e de ter recrutado civis e militares para reclamar pela sua manutenção caso ele fosse demitido das suas funções.

"Cheick Modibo Diarra tornou-se um perigo para o país", acrescentou o capitão Sanogo, que acusa igualmente o antigo primeiro-ministro pela sua "recusa a reconhecer a autoridade do Presidente, viajando em permanência sem informar ninguém e pondo o país numa situação de bloqueio institucional".

Ele acusa além disso o ex-primeiro-ministro de "não ter nada feito para o Exército" no quadro da reconquista do norte do Mali ocupado há mais de oito meses por grupos islamitas armados.

O chefe da ex-junta, nomeado atualmente na liderança do Comité Militar de Acompanhamento das Reformas das Forças de Defesa e de Segurança, afirma não rejeitar uma intervenção estrangeira contra os movimentos armados.

O antigo primeiro-ministro, Cheikh Modibo Diarra, apresentou segunda-feira a sua demissão após ter sido detido na sua casa por militares enviados pelo capitão Sanogo e conduzido em Kati, quartel-general da ex-junta, onde ele escreveu e leu a sua demissão e a do seu Governo.

Ele foi nomeado primeiro-ministro com a benção do capitão Sanogo no quadro dum acordo quadro assinado em abril de 2012 entre a ex-junta e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), medianeiro da crise maliana.

-0- PANA GT/JSG/MAR/TON 12dez2012