Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O capitão Ibrahim Traoré foi agora nomeado Presidente da Transição do Burkina Faso, na sequência da assinatura da Carta de Transição decorrida em Ouagadougou, na noite de sexta-feira para este sábado, constatou a PANA no local.
O capitão Ibrahim Traoré assinou, nessa ocasião, a Carta de Transição e o ato de confirmação da sua designação como chefe de Estado, Presidente do Burkina Faso e comandante supremo das Forças Armadas Nacionais.
No final dos trabalhos do Encontro Nacional sobre a Condução da Transição, os participantes, estimados em 300 delegados, determinaram que os órgãos da Transição são o Presidente da Transição, o Governo da Transição e a Assembleia Legislativa da Transição (ALT).
O Governo de Transição é composto, de acordo com a Carta, por um primeiro-ministro e cinco ministros.
Quanto ao corpo legislativo de Transição, ele deve ser composto por 71 membros a exercerem um mandato livre, consoante uma transição de 21 meses.
Desde o início do golpe de 30 de setembro, protagonizado pelo capitão Ibrahim Traoré, os manifestantes exigem que a Transição seja liderada por este último.
-0- PANA NTDD/JSG/MAR/DD 15out2022