Túnis, Tunísia (PANA) – Uma cimeira dos países árabes realizar-se-á a 31 de março corrente, anunciou no fim de semana passado, o ministro tunisino dos Assuntos Locais e Ambiente, Mokhtar Hammani.
Ele falava no quadro dos preparativos da capital tunisina para acolher os participantes na cimeira, cujas reuniões de peritos e de ministros acontecerão de 26 a 31 do corrente.
Questões ligadas ao terrorismo, à Palestina, à situação na Líbia, no Iémen e na Síria estarão no centro das discussões entre líderes árabes, sublinham observadores na Tunísia.
Esta 30.ª edição da cimeira surge numa altura em que o mundo árabe está confrontado com crises entre países árabes, enquanto as posições dos Estados continuam opostas em relação a várias questões.
O encontro acontece também numa altura em que as populações desta região atribuem pouco interesse às reuniões da Liga dos Estados Árabes (LEA) que demonstraram a sua incompetência, há várias dezenas de anos, notam os observadores.
O Rei da Árabia Saudita, Salman Ben Abdelaziz, efetuará, por outro lado, uma visita à Tunísia, dois dias antes da realização desta cimeira, indicaram no fim de semana passado fontes mediáticas.
Esta visita é a terceira do Rei da Árabia Saudita à Tunísia, desde a independência do país em 1956, refere-se.
-0- PANA YY/IN/BEH/IBA/FK/DD 25março2019