Capital senegalesa acolhe conferência sobre investimento em África
Bruxelas, Bélgica (PANA) – O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Agência especalizada das Nações Unidas ONU-Habitat organizam, quarta e quinta-feiras, em Dakar, a Jornada África de 2020, primeira iniciativa manifestação do BEI sobre o investimento em África.
Um comunicado da instituição financeira europeia indica que mais de 400 ministros, empresários, professores universitáriaos, repesentantes da sociedade civil e gestores de vários países africanos apresentarão as suas experiências em matéria de desenvolvimento urbano sustentável e novos investimentos no continente.
Eles também poderão visitar projetos de forte impacto financiados pelo BEI.
A instituição financeira europeia atua em mais de 160 países no Mundo com equipas técnicas em nove cidades africanas, para investimentos avaliados em mais de 45 biliões de euros para mais de 50 anos de atividades no continente.
O BEI ministrou uma formação especializada em gestão de empresa a vários milhares de empresários, membros de associações profissionais bem como a cooperativas de microfinanças.
No Uganda, primeiro país de acolhimento de refugiados em África, o BEI e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) lançaram um programa de formação de duas semanas, em todo o país, para melhorar a inclusão fnanceira e a educação financeira a favor dos refugiados e das comunidades de acolhimento.
O programa financiado pelo BEI, no Uganda, contribuirá para fazer recuar o desemprego nas comunidades rurais e melhorar o acesso aos empréstimos para os refugiados e as comunidades de acolhimento.
-0- PANA AK/JSG/SOC/FK/IZ 26fev2020