Agência Panafricana de Notícias

Capital do Zimbabwe regista escassez no abastecimento de água

Harare, Zimbabwe (PANA) - Grande parte da capital do Zimbabwe, Harare, e algumas cidades vizinhas estavam sem água potável nesta quinta-feira por causa da fraca produção devido à falta de energia elétrica.

As autoridades minicipais indicam que a produção de água baixou para metade com 600 megalitros por dia porque as estações de bombagem de água foram afetadas pelo corte de energia.

A empresa nacional de energia, a Zimbabwe Electricity Supply Authority (ZESA), advertiu que haveria um racionamento drástico de eletricidade por causa do encerramento de uma das suas centrais de produção para trabalhos de manutenção.

As estações de bombagem em Harare, que produzem em média 1.200 megalitros de água por dia, não estão habituadas com o racionamento de eletricidade, mas as autoridades municipais informaram que este não é o caso desta vez.

“Temos problemas ligados ao fornecimento de eletricidade que afetam as operações na estação de bombagem de Morton Jeffrey. O problema afeta toda a capital, Harare. Sempre que houver cortes de energia, teremos graves cortes de água em todos os bairros”, declarou o porta-voz do município de Harare, Lesley Gwindi.

A ZESA afirma que os trabalhos de manutenção numas das suas centrais de produção poderiam durar, pelo menos, uma semana.

-0- PANA RS/BOS/AKA/AAS/IBA/CCF/TON 05mai2011