Agência Panafricana de Notícias

Capital do Burkina Faso, cidade fantasma após anúncio do golpe de Estado

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – A cidade de Ouagadougou, capital do Burkina Faso, que está a ser controlada por militares que detiveram o Presidente de transição, antes de anunciar um golpe de Estado, está deserta desde quinta-feira de manhã, constatou a PANA no local.

As principais ruas de Ouagadougou estão desertas e as estações de serviço e estabelecimentos comerciais encerrados, enquanto manifestantes que tentavam reunir-se na Praça da Revolução foram dispersos por disparos dos elementos do Regimento da Segurança Presidencial (RSP).

A cidade está presentemente quadrilhada por militares armados que disparam ao ar, provocando um pânico geral no seio das populações.

No Aeroporto Internacional de Ouagadougou, as portas estão encerradas e nenhum voo está programado.

Vários militares que detiveram quarta-feira à noite o Presidente de transição, o seu primeiro-ministro e demais membros do Governo, dissolveram o Governo e as instituições, antes de instalar um Conselho Nacional para a Democracia (CND).

« A Lei Eleitoral, feita sob medida para indivíduos e denunciada pelas instâncias e pelos homens de direito, estabelece-se então como um instrumento de negação dos valores do nosso povo, baseada no espírito de justiça, de equidade e de tolerância », denunciaram.

-0- PANA NDT/TBM/FK/IZ 17set2015