Capital cabo-verdiana sem nenhum da covid-19 após quase quatro meses
Praia, Cabo Verde (PANA) – Pela primeira em quase quatro meses, não foi identificada nenhuma infeção pelo novo coronavírus (covid-19) na cidade da Praia, principal foco de transmissão da doença em Cabo Verde, apurou a PANA de fonte oficial.
Em conferência de imprensa semanal sobre o ponto da situação da pandemia no país, o diretor nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto, disse que, nos últimos 14 dias, a taxa de incidência acumulada da doença foi de 79 casos por 100.000 habitantes, contra 149 casos por 100.000 habitantes, nos últimos dias.
"Podemos ver que há aqui uma melhoria, e casos tendem para a diminuição", salientou.
Quanto à vacinação contra a covid-19 no arquipélago, Jorge Barreto deu conta que o país já começou a aplicar a vacina Moderna, das 100 mil doses recebidas recentemente dos Estados Unidos da América.
Com a primeira dose, o país tem uma taxa de cobertura de 79 por cento, enquanto há 45,4 por cento de pessoas já completamente vacinadas, ou seja, já receberam duas doses de vacina.
De acordo com o boletim epidemiológico diário sobre a evolução da pandemia, nas ultimas 24 horas, Cabo Verde registou mais uma morte pela covid-19 e 18 novos casos positivos da mesma doença.
A fonte avançou que foram analisadas 557 amostras desde segunda-feira, dos quais 18 deram resultados positivos ao novo coronavírus, numa taxa de positividade de 3,2 por cento.
Os novos casos foram reportados em Ribeira Brava de São Nicolau (nove), Porto Novo em Santo Antão (cinco), dois em Santa Catarina de Santiago e um cada no Sal e em Tarrafal de Santiago.
Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde cabo-verdianas registaram mais uma morte pela covid-19, em Tarrafal de Santiago, elevando a 347 o acumulado de óbitos provocados pela doença no país.
Desde segunda-feira última que 16 pessoas tiveram alta, aumentando para 37.118 os casos considerados curados da infeção respiratória.
Desde o início da pandemia, Cabo Verde já registou um total de 37.920 casos positivos acumulados, dos quais 431 casos ativos.
-0– PANA CS/DD 13outubro2021