Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Um capacete azul togolês da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas no Mali (MINUSMA) sucumbiu aos ferimentos após o ataque de quarta-feira contra uma base temporária da MINUSMA, em Kerena, localizada perto de Douentza, anunciou a missão comunicado de imprensa sexta-feira.
A Missão da ONU anunciou a morte do soldado togolês de manutenção da paz, na sua conta no Twitter, exprimindo "as sinceras condolências do representante especial do Secretário-Geral da ONU, no Mali, Mahamat Annadif," à família e aos parentes do falecido, bem como ao Governo do Togo.
De acordo com uma avaliação provisória, cerca de 20 soldados da paz ficaram feridos neste ataque.
Annadif condenou "veementemente" este ataque covarde contra as forças de manutenção da paz e exigiu que todas as medidas fossem tomadas para assegurar um tratamento adequado aos feridos.
Após a eclosão da crise do Mali, em 2012, o Conselho de Segurança criou a MINUSMA por meio da sua resolução 2100 de 25 de abril de 2013.
A MINUSMA desdobrou, no Mali, 12.877 soldados, 1.718 polícias e 1.180 civis (661 nacionais, 585 internacionais, 155 voluntários das Nações Unidas).
-0- PANA TNDD/JSG/MAR/IZ 12fev2021