Bamako, Mali (PANA) - Um capacete azul da Missão de Estabilização Multidimensional das Nações Unidas (MINUSMA) morreu e outros quatro ficaram feridos sábado último, depois da explosão de um engenho improvisado em Tessalit, na região de Kidal, no extremo norte do Mali, anunciou um comunicado de imprensa da missão onusina.
A MINUSMA precisa que o capacete azul, cuja nacionalidade não foi revelada, morreu depois de o seu cortejo ter acionado um engenho explosivo improvisado em Tessalit, na região de Kidal, no início da tarde do mesmo sábado, ferindo gravemente outros quatro soldados.
O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, El-Ghassim Wane, condenou veementemente estes ataques.
“Este incidente é uma triste lembrança do perigo permanente que paira sobre os nossos capacetes azuis da paz e dos sacrifícios feitos pela paz no Mali”, deplorou.
El-Ghassim prestou homenagem ao soldado que morreu no cumprimento da sua missão e desejou rápidas melhoras aos feridos evacuados e que receberam um tratamento necessário, disse o comunicado.
Segundo ele, o ataque cobarde (não reivindicado) ocorrido sábado último apenas reforça a determinação da MINUSMA a apoiar o Mali e o seu povo na sua busca da paz e estabilidade."
-0- PANA GT/JSG/SOC/MAR/DD 04outubro2021