Bamako, Mali (PANA) - Um "capacete azul" da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA) morreu e um outro ficou ferido, sexta-feira última, em Tessalit, no extremo-norte do Mali, depois de o seu camião ter acionado uma mina, anunciou a missão onusina.
Um soldado sucumbiu aos seus ferimentos, e um outro ficou ferido, num ataque com engenho explosivo (IED/mina) perpetrado contra um camião-cisterna da MINUSMA”, de acordo com um comunicado da missão onusina que não precisa a nacionalidade dos dois soldados.
O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, Mahamat Saleh Annadif, condenou com firmeza tais atos que "têm por objetivo paralisar as operações da MINUSMA” no terreno e "afetar indistintamente" o pessoal das Nações Unidas, os seus parceiros ou civis inocentes, acrescenta o comunicado.
Quarta-feira última, quatro "capacetes azuis" ivoirienses morreram em idênticas circunstâncias, perto de Bambara Maoudé, na província de Tombouctou, no norte do Mali.
-0- PANA GT/JSG/SOC/FK/DD 17jan2021