Capacete azul morre em explosão de mina no Mali
Bamako, Mali (PANA) – Um capacete azul da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA) morreu e um outro ficou gravemente ferido, quinta-feira, na explosão de uma mina a cerca de 50 quilómetros da cidade de Kidal, no extremo-norte do Mali, anuncia um comunicado transmitido à PANA, sexta-feira, em Bamako.
O incidente ocorreu por volta das 13:30 horas locais e TMG, quando um veículo da MINUSMA acionou o engenho explosivo, a cerca de 50 km da cidade de Kidal, refere a nota, que não especifica a nacionalidade das vítimas.
Segundo o comunicado, a MINUSMA condena veementemente estes ataques, que atingem indiscriminadamente o pessoal das Nações Unidas, as forças malianas e internacionais, e sobretudo civis inocentes.
"A MINUSMA não se deixará intimidar por estes ataques e continua empenhada em apoiar o povo e o Governo malianos nos seus esforços para trazer uma paz duradoura ao país", declarou o representante especial do Secretário-Geral da ONU e chefe da MINUSMA, Mahamat Saleh Annadif.
O diplomata lembrou que os ataques contra os soldados da paz das Nações Unidas podem constituir crimes de guerra à luz do Direito Internacional.
Mais de 13 mil capacetes azuis estão desdobrados, no Mali, desde 2013. Pelo menos 130 deles já morreram neste país da África Ocidental.
-0- PANA GT/JSG/DIM/IZ 16out2020