Capacete azul da MINUSMA morto em ataque no norte do Mali
Bamako, Mali (PANA) – Um capacete azul da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA) morreu e quatro outros ficaram feridos, domingo, numa explosão ocorrida nos arredores de Aguelhoc, na província de Kidal, no extremo-norte do Mali.
A explosão deu-se na passagem do carro em que a vítima viajava numa patrulha de segurança, anuncia um comunicado da missão onusina transmitido à PANA, em Bamako.
Uma Força de Intervenção Rápida, apoiada por uma intervenção aérea, foi imediatamente desdobrada no local da explosão para permitir à sua evacuação e transportar os feridos para os hospitais da MINUSMA, precisa o comunicado.
Num incidente separado ocorrido por volta de uma hora da madrugada no mesmo dia, os capacetes azuis da MINUSMA de uma base de operação temporária, nos arredores de Bandiagara, na província de Mopti, no centro do Mali, foram atacados por elementos de um grupo armado não identificado e ripostaram a este ataque, de acordo com a mesma fonte.
Um capacete azul ficou gravemente ferido, e foi evacuado por helicóptero para ser assistido.
O chefe da MINUSMA, Mahamat Saleh Annadif, condenou com veemência o recrudescimento deste tipo de ataques nos últimos dias, nomeadamente no centro do Mali, e apresentou as suas sentidas condolências à família do soldado morto ao serviço da paz, e desejou rápidas melhoras aos feridos.
Ele aproveitou a oportunidade para prestar homenagem a todos os capacetes azuis da MINUSMA que, ao lado de outros parceiros, trabalham diariamente e muitas vezes com o risco de perder as suas vidas, para a segurança dos Malianos, conclui o comunicado que não precisa a identidade das vítimas.
-0- PANA GT/TBM/FK/IZ 7out2019