Cantora maliana Rokia Traoré sob controlo judicial em França
Bamako, Mali (PANA) - A Justiça francesa ordenou quarta-feira a libertação da cantora maliana Rokia Traoré, que continuará sob controlo judicial antes da sua extradição para a Bélgica, soube a PANA de judiciária.
O Tribunal de Apelação de Paris aprovou a entrega da cantora à Justiça belga, mas decidiu colocá-la sob controlo judicial, em conformidade com as exigências do advogado geral.
"Tendo em conta a situação, não podemos organizar a entrega de Traoré às autoridades belgas”, explicou este último durante a sua audiência, fazendo alusão à pandemia do coronavírus, no país.
Rokia Traoré foi detida, em França, em virtude de um mandado de captura internacional ligado a um diferendo com o seu companheiro belga sobre a guarda da sua filha, enquanto se aguarda pela sua entrega à Bélgica.
Este mandado de captura europeu foi lançado por um juiz de instrução de Bruxelas, por “rapto, sequestro e tomada de refém”, que resulta de um alegado incumprimento duma decisão judicial de final de 2019, que exigiu de Rokia Traoré a entrega da sua filha de cinco anos de idade ao seu pai belga de quem Rokia Traoré está separada.
A cantora contesta, desde o início, a decisão da Justiça belga de confiar a guarda exclusiva da filha ao seu pai.
Ela interpôs recurso contra o veredito da primeira instância e também pediu ao Tribunal de Primeira Instância da Comuna VI de Bamako, onde ele reside, que lhe seja confiada a guarda da filha, o que foi feito.
Rokia Traoré foi detida, a 10 de março último, no Aeroporto Charles De Gaulle de Roissy, donde ela devia partir para Bruxelas para uma audiência neste mesmo caso.
-0- PANA GT/JSG/SOC/FK/IZ 27março2020