Agência Panafricana de Notícias

Cantora israelita Esti Katz realiza espectáculo em Angola

Luanda- Angola (PANA) -- A cantora israelita Esti Katz actuou quinta-feira na capital angolana, em Luanda, naquilo que foi o seu primeiro concerto no país, visando saudar o 62º aniversário do Estado de Israel, segundo a Agência Angola Press (Angop).
Dividindo a sua actuação em duas grandes partes, Esti Katz subiu pela primeira vez ao palco para entoar o hino do seu país e dar as boas vindas aos presentes, entre os quais membros do Corpo Diplomático, políticos, entidades eclesiásticas, jornalistas e cidadãos israelitas residentes em Angola.
Na primeira parte, Katz apresentou canções como "o nosso país real", "feliz", "todas as noites penso em ti", "todas as pessoas precisam de felicidade", "balalaica", "eu desejo" e "o nosso jardim tem duas rosas", entre outras, sendo esta última uma combinação dos estilos clássico e hebraico.
Estas exibições serviram para a introdução de um segundo momento do concerto, onde Esti Katz, puxando pelos presentes, fez uma rapsódia com temas religiosos conhecidos do seu povo com destaque para "sábias palavras" e "aleluia", sempre acompanhada pelo pianista Tamir Leibovic.
Durante cerca de uma hora de actuação, a artista chamou sempre a atenção dos presentes para o significado histórico de cada um dos temas cantados.
Com este percurso, a cantora mostrou um pouco da cultura israelita ao mesmo tempo que animou os presentes durante o concerto que serviu para, pela primeira vez, mostrar, sobretudo aos Angolanos, alguns traços da cultura do seu país.