Agência Panafricana de Notícias

Candiidatura do ex-Presidente burundês aceite no Conselho de Sábios da União Africana

Bujumbura, Burundi (PANA) - A candidatura do ex-Presidente burundês, Domitien Ndayizeye (2003-2005) ao Novo Sábio da União Africana (UA) foi aprovada durante a 35.ª conferêmcia dos Chefes de Estado e de Governo da referida instituição realizada no último em Addis Abeba, na Etiópia, soube a PANA de fonte oficial.

Quarta-feira última, o ministro burundês dos Negócios Estrangeiros, Albert Shingiro, manteve um briefing com o Presidente Ndayizeye, com quem passou em revista as novas responsabilidades que aguardam pelo novo sábio africano, segundo um Twitter do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Já, no seu regresso da Cimeira de Addis Abeba, o Presidente do Burundi, Evariste Ndayishimiye, disse estar "orgulhoso" a aprovação do candidato do seu país, Domitien Ndayizeye, ao Conselho dos Cinco Sábios do continente.

O ex-estadista burundês granjeou uma longa e rica experiência em matéria de gestão de conflitos.

No seu país, ele geriu a guerra civil dos anos 1990-2000, tendo sido um dos arquitetos do Acordo Interburundês assunado em agosto de 2000, em Arusha, na Tanzânia, e que pôs fim a estas hostilidades.

No final do seu mandato presidencial em 2005, Ndayizeye foi recompensado com um cargo de "senador vitalício" para que seu país continue a bever da sua rica experiência.

Um ano depois, a imunidade parlamentar do senador foi levantada sob a acusação de uma "tentativa de golpe" fracassada mas ele será absolvido e libertado após um ano de prisão por falta de provas tangíveis.

As eleições gerais de 2020 deram novamente ao estadista a oportunidade de concorrer mas sem muito sucesso, tendo-se lançado, desde então, para o mundo de negócios.

Este sobrevivente da guerra civil dos anos 1970 viveu exilado durante mais de 20 anos, principalmente na Bélgica, tendo regressado ao Burundi com um título acadêmico de engenheiro eletromecânico.

O sexagenário tem a fama de ser afável e generoso em todas as circunstâncias.

-0- PANA SOC/MAR/DD 09fevereiro2022