Candidaturas de sucessores ao presidente cessante da CAF validadas
Dakar, Senegal (PANA) - Candidatos à sucessão ao presidente cessante da Confederação Africana de Futebol (CAF), Ahmad Ahmad, receberam todos uma carta do Comité de Controlo da Federação Internacional de Futebol (FIFA), que validou as suas candidaturas, soube a PANA de fonte oficial.
Trata-se do presidente da Federação Senegalesa de Futebol, Augustin Senghor, dos seus homólogos da Mauritânia, Ahmed Yahya, da Côte d'Ivoire, Jacques Anouma, e dopresidente do clube sul-africano de Mamelodi Sundowns, Patrice Motsepe, cujas candidaturas acabam assim de ser validadas.
Inicialmente, apenas os processos dos candidatos do Senegals e da Côte d'Ivoire tinham sido validados pelo Comité de Governação da CAF que exigia "informações adicionais" sobre os dos dois outros candidatos que devem explicar-se a 28 de janeiro corrente, na sede do órgão reitor do futebol africano, na cidade do Cairo, no Egipto.
No entanto, a FIFA queria que todas as candidaturas passassem pelo seu Comité de Controlo, uma vez que, frisou, o presidente da CAF é de facto o vice-presidente da FIFA.
A eleição do novo presidente da CAF ocorrerá a 12 de março próximo em Rabat, em Marrocos, para suceder ao Malgaxe Ahmad Ahmad, eleito em 2017, mas suspenso desde novembro último de todas as atividades relacionadas com o futebol, por cinco anos, pela FIFA por "desvio de fundos e abuso de poder."
Atualmente é o Congolês Constant Omari quem assegura o interim.
-0- PANA BKN/IS/DIM/DD 27janeiro2021