Agência Panafricana de Notícias

Candidatura da União Tunisina do Trabalho aprovada para Prémio Nobel da Paz

Túnis, Tunísia (PANA) - A candidatura da União Geral Tunisina do Trabalho (UGTT) ao Prémio Nobel da Paz foi formalmente aceite pela estrutura encarregue da gestão deste galardão, anunciou no fim de semana em Túnis a organização laboral tunisina.

A aceitação desta candidatura, apresentada por várias associações tunisinas da sociedade civil, vai levar a estrutura encarregue da gestão do Prémio Nobel da Paz fazer uma campanha internacional para vencer a favor da UGTT, precisou a organização sindical tunisina acrescentando que "isto realça também o papel da UGTT na defesa dos valores da liberdade e da paz".

Várias organizações da sociedade civil tunisina apresentaram a candidatura da UGTT a esta distinção, convictas do "papel de líder e de primeiro plano da organização sindical na defesa do país antes e depois da independência".

Elas consideraram também os diferentes sacrifícios consentidos pelas diferentes gerações sindicais da UGTT bem como o papel desta última no diálogo político que permitiu chegar a um consenso político entre as forças políticas do país para o êxito da transição democrática.

-0- PANA AD/IN/TBM/IBA/FK/DD 14abril2014